TIC e História de Vida: Inclusão Digital

O método mais comum para a aprendizagem é ter alguém para nos ensinar tal coisa, entretanto o nosso aprendizado para utilização da tecnologia não foi com ajuda de um alguém, acreditamos que grande parte dos usuários, assim como nós, foram se adaptando as inovações desse mundo. A própria tecnologia nos permite ter um conhecimento de forma diferente e acelerado, onde podemos descobrir cada função dela sozinha.


A possibilidade de ter informação e poder nos comunicar sem ter um livro em mãos ou estar com alguém no mesmo local físico facilita a vida de muita gente. Ter a chance de aprender de maneira dinâmica nos chama atenção, pois consiguimos enxergar um grande avanço na educação. Contudo, é preciso sabermos como utilizar as ferramentas de forma proveitosa, onde possamos enxergar um universo de saberes a serem adquiridos ao invés de uma simples forma de descontração.


Em meio a tantas atualizações desse mundo devemos nos tornar adeptos a ele, utilizando da criatividade para cessar as dificuldades ainda existentes daqueles que não tiveram a oportunidade de ter em mãos algum objeto que trouxesse com ele a tecnologia, como um simples aparelho celular.


Todo conhecimento já adquirido ainda é pouco! Na construção de trabalhos escolares sempre foi comum utilizar o Word ou até mesmo o PowerPoint, nessas plataformas sempre conseguimos fazer uma boa construção, mas tínhamos dificuldades com o Excel e fizemos um curso de informática básica para aperfeiçoar o que já sabíamos e aprender muito mais.


Após a utilização do projetor e lousa digital as aulas ficaram mais dinâmicas facilitando assim nosso aprendizado, nos estimulando a buscar cada vez mais conhecimento com auxílio da internet, muitas vezes nós alunos não compreendemos o assunto pela forma que o professor dá a aula e temos como refúgio as vídeo-aulas que ajudam bastante.


Mesmo com tanta grandeza de informação, a tecnologia não é capaz de formar um ser crítico e revolucionário, pois acaba uniformizando os pensamentos e se não for usada de forma adequada acaba atrapalhando o processo de aprendizagem. É preciso ter cuidado nesse processo de aprendizagem com a utilização de aparelhos tecnológicos para que cada aluno possa adquirir o devido conhecimento. Isso requer qualificação dos professores e pedagogos para criar estratégias que resgatem o interesse do aluno em aprender.







Mairlly Bruna Lustoza  e Mirelle Rayane Rodrigues dos Santos.

Comentários

  1. Olá pessoal, lembrem que a leitura e resenha do capítulo:
    Perspectivas da Cultura Digital, do livro da disciplina, deve ser entregue impresso no dia 19/02/2018.
    Como não teremos aula até lá, quem desejar comprar o livro, estarei no dia 07/02 no período da tarde na Ufal. É só me comunicar.

    Observem que iremos usar todo o livro na disciplina, e não só o primeiro capítulo.
    Ele serve para essa atividade e para outra que vocês ainda irão fazer.
    Depois teremos a leitura dos outros capítulos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Episódio 6 - Acertando os ponteiros

Aula 1. 29/01/2018 - Introdutiva.