Episódio 3: Evitando o perigo





  • Descrição do tema:
Nesse episódio iremos abordar uma problemática que é causada pelo mau uso das redes sociais, onde as crianças tem total acesso a conteúdos ilegais, como pornografia infantil. A deliberação sem vistoriamento dos pais ou responsáveis dessas crianças que usam as mídias digitais facilitam a interação dos mesmos com pessoas desconhecidas, o que pode ocasionar grandes problemas, já que a internet tornou-se uma ferramenta utilizada por pedófilos para atrair e assim criar um contato com as vítimas sem expor e comprometer sua identidade.

  • Apresentação dos personagens:

Mirelle: Uma adolescente de 15 anos que, assim como os outros adolescentes de sua idade, usa as mídias sociais para fazer várias amizades.
Juliana: Mãe de Mirelle, ela está sempre orientando sua filha no que ela deve ou não fazer.
Pedro: Pedófilo, que quer se relacionar com Mirelle através do Whatsapp. 
  • Apresentação do ambiente:
O acontecimento se passa em dois locais, o primeiro local é na área da casa de Mirelle; o segundo ambiente é digital (Whatsapp).
  • Situação problema:
Mirelle, é uma adolescente que tem muitos amigos em suas redes sociais, desde amigos conhecidos até amigos desconhecidos, sua mãe fica muito preocupada com isso e sempre dá muitos conselhos sobre o uso adequado das redes sociais. Ao perceber a quantidade de amigos anônimos que sua filha tem no Facebook, sua mãe manda que ela exclua todos os amigos desconhecidos, mas Mirelle não cumpre o direcionamento da mãe e começa a conversar em seu Whatsapp com um menino que se chama Pedro e afirma ter 17 anos, Pedro na verdade é um pedófilo que tenta se encontrar com Mirelle e quer que ela envie para ele fotos íntimas.
  • Desenvolvimento da história:
Cena 1: Juliana conversa com sua filha sobre a filha de uma amiga que sofreu abuso e orienta Mirelle a tomar alguns cuidados ao navegar em suas redes sociais, para que o mesmo não venha acontecer com ela.

Cena 2: Mirelle está navegando os suas redes sociais quando se depara com uma mensagem em seu Whatsapp de um número que não faz parte de seus contatos, ela conversa para saber quem é e logo a pessoa se identifica como Pedro e afirma ser um adolescente de 17 anos que se interessou por ela.

Cena 3: Depois de alguns dias conversando Pedro começa a pedir fotos íntimas, Mirelle até tenta enviar, mas fica com muito medo do que pode acontecer com essas fotos. Então, ele pede pra se encontrar com ela em um local reservado onde ele possa demonstrar todo o seu amor por ela, porém, ela se lembra dos direcionamentos de sua mãe e pede para que Pedro passe seu Facebook, assim ele fez, contudo ela ficou desconfiada, pois o número de fotos e amigos no seu perfil eram pouquíssimos e não tinham nenhum amigo em comum. A partir daí ela começou a considerar a hipótese de Pedro ser um fake.

Cena 4: Pedro continua insistindo para encontrar Mirelle, orientada pela mãe ela pede para que Pedro faça uma chamada de vídeo para ela ter certeza que ela é o mesmo das fotos, no entanto ele se recusa e Mirelle e sua mãe têm a certeza de que Pedro é um pedófilo com a intenção de abusar Mirelle.
  • Solução:
Com as orientações e supervisão de sua mãe Mirelle não caí nas garras de Pedro e se livra de ser abusada sexualmente. Com isso, podemos afirmar que é indispensável o diálogo entre pais e filhos, escola e alunos, orientando sobre esses perigos que cercam a internet, para que nossas crianças saibam lidar com tais situações, caso aconteça com elas.


Para assistir ao vídeo clique no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=odlV3VQpEkc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Episódio 6 - Acertando os ponteiros

Aula 1. 29/01/2018 - Introdutiva.

TIC e História de Vida: Inclusão Digital