Plano de aula para 14/05

I - IDENTIFICAÇÃO

Escola: Escola Municipal Pedro Café

Projeto: Gamificando rimas e poemas 

Disciplina: Português

Turma: 5º ano

Data: 14/05/2018

Duração: 60 minutos



II - OBJETIVO: Ensinar aos alunos a identificarem as rimas que existem dentro de um poema através da gamificação.

III – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Gêneros Textuais: Poema; Rimas.

IV - DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO/ETAPA: 

1ª etapa: Iniciaremos a aula com uma breve dinâmica de apresentação, para estabelecer uma proximidade da dupla com os alunos e assim quebrar a tensão inicial.

2ª etapa: Faremos a introdução do conteúdo a ser explorado, dando espaço para que os alunos interajam conosco respondendo algumas questões sobre o assunto a ser trabalhado. Por exemplo: "O que eles entendem por rimas?"

3ª etapa: Apresentaremos o conteúdo através de uma apresentação em slides, mostrando uma declamação de um poema por vídeo e nesse poema trabalhar, ainda no slide, a tonicidade das palavras e as rimas presentes no poema. 

4ª etapa: Começaremos uma discussão sobre games, perguntando aos alunos se eles utilizam algum tipo de jogo, se eles se divertem com essa tecnologia e qual tipo de jogos eles costumam utilizar. E então perguntaremos se eles acham possível estudar e aprender através de jogos educacionais na escola, e assim explicando para a turma como funciona a 
gamificação.

5ª etapa: Perguntaremos se eles se sentem prontos para realizar uma atividade de forma diferenciada, ou seja, participando de um jogo. Para que sintam-se desafiados e iniciaremos um game com os alunos.

6ª etapa: A turma será dividida em 5 grupos de 5 alunos no qual cada grupo receberá o material do game e as instruções para jogar e assim realizar a atividade proposta. Onde o primeiro grupo que cumprir o desafio da atividade e conseguir finalizar o game primeiro, ganhará uma premiação. O game: Será um caça palavras, no qual deverão circular todas as palavras que estão presentes no poema, visto no  vídeo apresentado no data-show, mas que também está escrito no livro da disciplina. A baixo do caça-palavras terá uma sequencias de palavras que rimam com as palavras encontradas no caça e os alunos terão que identificar qual rima com qual, colocando-as ao lado da sua rima correspondente. 

7ª etapa: Faremos uma socialização dos cartazes com os games solucionado pelos alunos, proporcionando uma fixação do assunto. E finalizaremos a aula com uma breve conversa do
 que eles acharam do método da gamificação na sala de aula.

V - MATERIAL DIDÁTICO NECESSÁRIO:  Notebook, data-show, cartolina, piloto e youtube.

VI - AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados de acordo com seu desempenho em solucionar o game e por seu trabalho em equipe.

VII - REFERÊNCIAS:  

As rimas e suas combinações. Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/as-rimas-suas-combinacoes.htm. Acesso em: 11 maio 2018

Significado de Poema. Disponível em: https://www.significados.com.br/poema/. Acesso em: 11 maio 2018

Versos, rimas e estrofes. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/versos-rimas-e-estrofes/. Aceso em: 11 maio 2018

Comentários

  1. Parabéns meninas, até eu fique com vontade de assistir essa aula!!!!

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