Pedagotic na Sala de Aula

Nossa tão esperada e desejada aula aconteceu!

Irei relatar um pouco da experiência que tivemos na última segunda-feira.

Chegamos na escola ás 09:00 horas, conforme combinado com a professora, ela nos recepcionou e nos apresentou para a coordenação da escola, após isso já estramos na sala e tivemos o primeiro contato com alguns alunos da classe, eles nos olhavam com uma cara do tipo: "Quem são essas?" "O que elas estão fazendo aqui?" e então falamos rapidamente com esses alunos. A professora voltou a sala e fomos com ela pegar o data-show que iríamos utilizar para ministrar a aula.

Seguindo a plano de aula demos início a aula nos apesentando e falando um pouco do motivo que estávamos lá com eles, todos se apresentaram e começamos a falar do assunto que seria abordado. Nesse momento utilizamos uma apresentação no PowerPoint para conversar com os alunos sobre o poema e seus elementos, os alunos já tinham estudado esse assunto e estavam bastante desenrolados, eles relataram que já tinham feito poemas e juntos lemos um dos poemas escrito por um grupo sobre o bairro de Rio Novo que é onde a escola fica localizada. Passar o assuntos para eles foi bem fácil pelo fato deles já estarem aprendendo sobre, após o momento da explicação fizemos uma socialização do poema "Cavalo Piancó" e então demos início a gamificação da nossa aula.
Explicamos aos alunos o que era a gamificação e como usamos ela na disciplina de Edutic, perguntamos se eles eram acostumados a usar jogos para aprender e eles disseram que brincavam de forca na sala de aula, a turma demonstrou que não tem contato frequente com artefatos digitais, como Smartfones e computadores. Apresentamos o nosso jogo para eles e explicamos como seria feito o game. Dividimos a turma em 5 grupos e cada um ficou com a missão de achar as palavras contidas no poema abordado na aula e com cada palavra achada escrever outra palavra que fizesse uma rima, o grupo que acabou primeiro ganhou um prêmio.



                               


A partir desse game, observamos algumas coisas entre os grupos:
  1. Todos trabalharam em equipe;
  2. Tiveram poucas dificuldades;
  3. Escolheram estratégias específicas para achar as palavras;
  4. Alguns alunos de outros grupos ajudaram os colegas que ainda não tinham terminado o game.
Ao fim do game, a turma sugeriu brincar do jogo da forca como era de costume deles e mais uma vez dividimos a turma em dois grupos e dessa vez eles nos explicaram como seria a dinâmica do jogo, fizemos a forca, a palavra a ser descobertas seria "jogar" e como dica tinha "Rima com estudar", começamos o jogo e rapidamente descobriram a palavra.
A turma mostrou ser bastante dinâmica e participativa, ao fim da aula perguntamos o que eles tinham achada e o que eles aprenderam com essa aula, em geral, eles disseram que tinham gostado e acharam a aula diferente das outras, a professora também falou que gostou bastante de aula e nos parabenizou e então nossa aula chegou ao fim, agradecemos a professora e a turma e nos despedimos dos alunos.

Como primeira experiência na sala de aula, achei a aula bem produtiva,pois conseguimos colocar em prática o que aprendemos durante esse período, aparaceram algumas dificuldades durante a aula, como a entrada para conexão do computador com o data-show que foi logo solucionado, uma monitora da escola disponibilizou seu computador para nossa aula e o vídeo com o poema que não saiu o áudio e então lemos com os alunos o poema escrito, fora isso não tivemos nenhum problema com o plano de aula. 

Mairlly Lustoza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Episódio 6 - Acertando os ponteiros

Registro da Aula - 19/03